logo





Os Maestros
OS MAESTROS DE HOJE




 
Chefe da Banda da Armada
MAESTRO CTEN MÚSICO Délio Gonçalves
 

NOTA BIOGRÁFICA

Nasceu em Azambuja, onde iniciou os seus estudos musicais primeiro em Clarinete com o Maestro João Teófilo, e mais tarde em Fagote com o Professor Carolino Carreira.

Em 1990, fez o Curso de Técnicas Orquestrais para Instrumentistas de Sopro em Fagote, na Universidade Menendéz Pelayo com bolsa de estudo da própria Universidade, que viria a revelar-se fulcral na sua opção e decisão de abraçar a carreira artística.

Em 1991, após concurso nacional, ingressa na Banda da Armada Portuguesa onde desempenhou as funções de 1º Fagote Solista.

Em 1992, ingressa na Escola Profissional de Música de Almada, onde continuou e finalizou os seus estudos em Fagote com o professor Carolino Carreira.

Como jovem musico, colaborou com as Orquestras de Jovens do País, e profissionalmente com uma actividade intensa, trabalhou com os mais variados agrupamentos e Orquestras do nosso País, recitou a solo, e fez concertos com imensos e diversificados agrupamentos de música de câmara.

Em 2001, terminou os seus estudos em Direcção de Banda, Fanfarra e Brass Band, no Royal Music Conservatorium de Maastricht na Holanda, onde estudou com o Professor
Jo Conjaerts.
 
Actualmente a sua actividade está centrada na direcção, trabalhando não só com músicos e agrupamentos profissionais, mas também no meio amador onde desenvolve uma actividade intensa, não só na direcção mas também leccionando em Estágios e Workshops de música, e colaborando com os mais diversificados acontecimentos musicais, tanto em Portugal como no estrangeiro.

É mentor e organizador de alguns eventos de destaque no nosso país como são o caso do Workshop de Direcção da S.I.M.P.S., e do Workshop de Direcção e de Músicos Amadores da S.F.U.P. na lha do Faial (Açores), e do Concurso Internacional de Bandas Amadoras Ateneu Artístico Vilafranquense.
 
Actualmente com o posto de CTEN, Délio Gonçalves exerce as funções de Maestro Chefe da Banda da Armada Portuguesa. 
 

 


 
Subchefe da Banda da Armada
MAESTRO 1º TENENTE MÚSICO José Veloso
 
 
NOTA BIOGRÁFICA
 
Nasceu em Lisboa, onde Iniciou os seus estudos Musicais com Mário Cândido e Inácio Santos.

Em 1990 ingressou na Academia de Amadores de Música de Lisboa e, no mesmo ano ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do professor Jaime Carriço.

Em 1991, após concurso público ingressa como clarinetista na Banda da Armada Portuguesa.

Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou Clarinete com o Professor Manuel Jerónimo e Música de Câmara com os professores Jorge Moyano, Irene Lima e Olga Prats, onde concluiu os seus estudos no ano de 2000.

Paralelamente realizou estudos de clarinete em Portugal e no estrangeiro com os professores Alois Brandhofer, Anders Aberg, entre outros, tendo também colaborado e pertencido a orquestras jovens do país.

Desenvolveu também a sua actividade docente entre os anos de 2000 e 2006, como professor no Conservatório do Algarve e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Nos últimos anos frequentou vários cursos de Direcção de Banda com os Professores Délio Gonçalves e Jo Conjaerts, tendo nos anos de 2004 e 2005 participado nos Corsi de Perfezionamento Musicale de Orquestra de Sopros dirigido pelo Maestro Jo Conjaerts, em Spilimbergo Itália , nos quais dirigiu alguns concertos em várias localidades do Norte de Itália.

No ano de 2005 e 2006 estudou na Holanda (Orquestração e Direcção de Banda), com o professor Jo Conjaerts.

No ano de 2006 prestou na Banda da Armada provas públicas para Oficial Músico da Armada. Tendo frequentado posteriormente o Curso de Formação Militar Complementar de Oficiais, após o qual foi promovido ao posto de Sub-Tenente. Actualmente, com o posto de 1TEN desempenha as funções de Subchefe da Banda da Armada.


Paralelamente à sua carreira militar, desenvolve ainda o trabalho de direcção
de Bandas amadoras. 
 

 
 
OS MAESTROS DE ONTEM



Maestro 2º Tenente   
António Maria Chéu  
Chefe da Banda da Armada de 1898 a 1912


Maestro 1º Tenente
José de Oliveira Brito
Chefe da Banda da Armada de 1912 a 1920


Maestro Capitão Tenente
Artur Fernandes Fão
Chefe da Banda da Armada de 1920 a 1956


Maestro Capitão de Fragata   
Marcos Romão dos Reis Júnior 
Chefe da Banda da Armada de 1956 a 1975


Maestro Capitão Tenente
Manuel Maria Baltazar
Chefe da Banda da Armada de 1976 a 1987


Maestro Capitão de Fragata
José Joaquim Araújo Pereira
Chefe da Banda da Armada de 1987 a 2005


Maestro Capitão de Fragata
Carlos da Silva Ribeiro 
Chefe da Banda da Armada de 2005 a 2010






Marinha 2013, todos os direitos reservados